A fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou novo aumento e, desta vez, ultrapassou dois milhões de requerimentos, assim como em 2020, conforme Boletim Estatístico da Previdência Social, publicado nesta quarta-feira (2).
De acordo com informações do portal R7, o tempo para o aguardo da concessão do benefício passou para 46 dias em 2024. Cerca de 1,67 milhão de pedidos esperam por avaliação do órgão ou do processo de perícia médica inicial. Já 364,6 mil estão com documentação pendente do segurado para conclusão de análise.
Ao todo, há 2,04 milhões de requerimentos em aberto, com 1.014.981 referentes ao estoque previdenciário total, 407.062 relativos ao estoque assistencial, 317.092 solicitações em exigência com o segurado e 302.881 requerimentos reiterados.
O principal motivo para aumento da fila, segundo o INSS, é referente à greve dos servidores e peritos e da exigência da biometria no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Algumas medidas foram tomadas para reduzir a fila, como: digitalização dos processos; mutirões de atendimento; contratação de novos servidores; simplificação de procedimentos; prazos reduzidos etc.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.