Pesquisas de opinião divulgadas nesta sexta-feira (22) pela Genial/Quaest mostram os cenários para as eleições estaduais de 2026 em oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
O levantamento revela que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o único pré-candidato que aparece com mais de 50% das intenções de voto. Em Pernambuco, ele soma 55%, contra 24% da atual governadora Raquel Lyra (PSD). Nesse cenário, Campos venceria a disputa já no primeiro turno. Levando em consideração apenas os votos válidos, João Campos tem 62%contra 27% de Raquel Lyra, 6,5% do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), e 4,5% do vereador do Recife Eduardo Moura (Novo).
Nos demais estados, os levantamentos apontam disputas acirradas e tendência de segundo turno. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 43%, seguido de Geraldo Alckmin (21%) e Erika Hilton (8%). No Rio de Janeiro, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), aparece com 35%, enquanto os demais nomes não ultrapassam a casa dos 10%.
Em Minas Gerais, o senador Cleitinho (Republicanos) lidera com 28%, à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que tem 16%. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece com 9%, tecnicamente empatado com o vice-governador Mateus Simões (Novo), que soma 4%.
Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem 41% das intenções de voto, contra 34% do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
No Rio Grande do Sul, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) aparece com 21%, tecnicamente empatada com o deputado federal Zucco (PL), que tem 20%. Em terceiro está Edegar Pretto (PT), com 11%.
No Paraná, o senador Sergio Moro (União Brasil) lidera com 38%. Seus adversários mais próximos Paulo Eduardo Martins (PL), Enio Verri (PT) e Guto Silva (PSD) aparecem abaixo de 10%, empatados tecnicamente.
Já em Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem 26% e aparece em empate técnico com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que soma 22%.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram