O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pensa em diminuir a comitiva que vai acompanhá-lo na viagem que fará à cidade de Nova York (EUA) na semana que vem, onde vai participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A informação é do site Poder360.
A decisão aconteceu por conta da demora do governo do presidente Donald Trump em emitir vistos para a delegação brasileira que vai participar do evento da ONU. Dentre as autoridades brasileiras ainda sem visto, está o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A redução da comitiva do presidente brasileiro tem como objetivo evitar qualquer tipo de constrangimento à comitiva.
A expectativa é de que nenhum parlamentar brasileiro integre a delegação. O presidente Lula costuma convidar deputados ou senadores para viagens ao exterior como forma de prestigiar os congressistas e ter mais tempo para tratar de temas de interesse do governo.
Governo brasileiro reage à demora
O diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, ministro Marcelo Marotta Viegas, disse nessa segunda-feira (15), que o governo brasileiro ainda espera a liberação de vistos para parte da delegação que vai a Nova York participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
“A gente tem indicação do governo americano que os [vistos] que ainda não foram concedidos estão em vias de processamento. Não tem como especular sobre qual vai ser o resultado desse processamento”, disse.
ONU demonstra preocupação
Ainda nessa segunda-feira (15), a ONU demonstrou preocupação com a demora na emissão dos vistos para a delegação brasileira. As informações são da CNN Brasil.
“Obviamente, é preocupante. Esperamos que os vistos sejam entregues, como enfatizamos no caso da delegação palestina”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram