O advogado Antonio Jorge Santos Júnior foi preso pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (11), após apresentar documentos falsos ao entrar com um pedido de Habeas Corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar soltar o traficante Averaldo Ferreira, o Averaldinho.
O traficante é apontado como líder do tráfico de drogas nos bairros do Calabar e Alto das Pombas. O caso veio à tona após um ofício do juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, da Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa (VOCRIM) de Salvador, à Delegacia de Crimes Contra a Fé Pública.
De acordo com as investigações, Antonio Jorge protocolou uma petição nos autos do processo, solicitando a juntada do suposto acórdão do STJ, alegando que o documento concedia uma ordem de liberdade em favor de seu cliente e, consequentemente, pedia a expedição de alvará de soltura.
Averaldo Ferreira da Silva Filho, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado infrafirmado, vem a presença de Vossa Exa., requerer a juntada do acordão em anexo expedido pelo Superior Tribunal de Justiça, sendo certificada sua autenticidade e expedido o alvará de soltura do acusado, visto a concessão da ordem de Habeas Corpus por aquele Tribunal Superior", dizia a petição.
O documento eletrônico anexado à petição apresentava características de um acórdão legítimo, incluindo número do processo, nome do relator, que seria o ministro Og Fernandes.
À época, em sua defesa, Antonio Jorge alegou ter sido surpreendido pela decisão inautêntica e apontou o antigo patrono de seu cliente, como o possível responsável pela falsificação.
Em sua petição de defesa, protocolada em 23 de julho de 2025, o advogado detalha os acontecimentos sob sua ótica. Ele afirma ter sido "surpreendido em meados do mês de maio do corrente ano com a informação passada por terceiros que o Superior Tribunal de Justiça teria revogado a prisão preventiva decretada em desfavor do mesmo".
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram