Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Saiba quem foi o delegado Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros nesta segunda (15)

Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo, foi morto a tiros aos 63 anos nesta segunda-feira (15). O advogado atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil e teve papel central no combate ao crime organizado, sobretudo o PCC. 

Formado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, com pós-graduação em Direito Civil, Ruy teve passagens por delegacias especializadas como o DHPP, o Denarc e o Deic.

No Deic, como chefe da 5ª Delegacia de Roubo a Bancos, ele iniciou investigações sobre o PCC em 2000. Já nessa época, ele foi responsável por prender lideranças da facção e mapear sua estrutura criminosa.

Entre 2019 e 2022, comandou a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nesse período, foi o responsável pela transferência de chefes do PCC de presídios paulistas para unidades federais em outros estados. Na época, a medida foi considerada estratégica para enfraquecer o poder da facção.

Ruy Fontes ainda continuou estudando e participou de cursos no Brasil, na França e no Canadá, além de atuar como professor de Criminologia e Direito Processual Penal. Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, cargo que ocupava até agora, quando foi assassinado.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram

Vídeo: