O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu um comunicado nesta terça-feira (18) a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Segundo o Inep, três questões do certame vão ser anuladas. Os gabaritos oficiais do primeiro dia de prova foram divulgados na última quinta-feira (13).
Em nota oficial o órgão informou que, ao notar relatos de antecipação de questões similares às do Enem, decidiu pela anulação das questões. "A equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova", diz um trecho do comunicado.
A situação veio à tona após a divulgação antecipada, nas redes sociais, de questões muito parecidas com as que foram aplicadas nos últimos dois domingos de novembro. O Inep disse ainda que "a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida", pontua outro trecho da nota oficial.
O Inep esclarece ainda que Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados e promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
