Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Câmara de Petrolândia solicita à Polícia Civil informações oficiais sobre vereador para instruir processo de cassação

VEREADOR CRISTIANO DA VAN/FOTO: ALEX SANTOS

O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia Einaldo Alencar (Dedé de França), juntamente com advogado constituído, protocolou requerimento de informações dirigido ao Delegado da Polícia Civil, solicitando esclarecimentos oficiais sobre a autoria delitiva atribuída ao vereador Cristiano Lima dos Santos, no caso que vitimou Samyr Oliveira.

Segundo o documento, as informações são consideradas essenciais para a instrução de um processo parlamentar de cassação de mandato, uma vez que os fatos atribuídos ao vereador configurariam quebra de decoro parlamentar e possuem evidente interesse público quanto à eventual responsabilização e punição.

O requerimento destaca que, até o momento, chegaram à Câmara apenas informações oriundas de blogs e comentários populares na cidade, o que torna imprescindível a obtenção de dados oficiais junto à Delegacia de Polícia, a fim de embasar o processo administrativo com elementos probatórios formais e confiáveis.

O advogado ainda informa ter tomado ciência de que foi decretada a prisão preventiva do vereador Cristiano Lima dos Santos, no âmbito do processo nº 0000042-45.2026.8.17.3120, por decisão do Juízo da 1ª Vara da Comarca de Petrolândia/PE, fato que, segundo o requerimento, reforça os indícios de autoria delitiva.

Diante disso, é solicitado que a autoridade policial informe se há autoria confirmada, eventual indiciamento ou outros elementos formais, possibilitando que os demais vereadores analisem o caso com base em informações oficiais e deliberem sobre a abertura e condução do processo de quebra de decoro parlamentar e cassação de mandato.

O requerimento foi datado e assinado em Petrolândia/PE, no dia 20 de janeiro de 2026. (Via: Blog Petrolândia Notícias)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram