Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Dia de prévias é marcado por confusão e foliões baleados no Recife e em Olinda

A poucas semanas para os dias oficiais do Carnaval 2026, cenas de violência marcaram algumas das prévias que ocorreram no Recife e em Olinda no domingo (18). A polícia confirmou que pelo menos dois homens foram baleados e que houve registros de arrastões e de brigas generalizadas.

As confusões foram registradas em vídeos, que circulam nas redes sociais. Um folião foi baleado após a saída da troça John Travolta, em Olinda. Outro foi atingido por tiro depois de um bloco que passou pelo bairro do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife.

Em Olinda, a Polícia Militar afirmou que o efetivo do 1º Batalhão foi acionado após os tiros disparados na Rua Severino Judeu Ramalho. "A vítima recebeu socorro imediato de uma equipe policial e foi levada à UPA da PE-15 para receber atendimento médico", disse, em nota oficial.

O nome, idade e estado de saúde do folião não foi revelado.

Nas prévias do domingo, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) empregou 170 policiais militares em Olinda. Segundo a corporação, o acompanhamento da troça John Travolta foi feito até o bairro de Guadalupe, quando o 1º batalhão ficou responsável pela dispersão. Não houve prisões.

FOLIÃO FERIDO NO RECIFE

Por volta das 21h, no Recife, o efetivo do 11º batalhão recebeu a informação de que um homem baleado na perna esquerda deu entrada na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, sendo depois transferido para o Hospital da Restauração.

O tiro teria sido disparado durante folia no Vasco da Gama. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

PELO MENOS 20 PESSOAS DETIDAS

A prévia do bloco CDU Folia também foi marcada por brigas generalizadas. Imagens compartilhadas mostraram que as confusões ocorreram na Avenida General Polidoro, no bairro da Várzea. Nos vídeos, policiais aparecem tentando encerrar tumultos.

Pelo menos 20 pessoas foram detidas e encaminhadas à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande. Adolescentes também foram levados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

A Polícia Civil ainda não se pronunciou que houve autuação dos detidos e por quais crimes.

FOLIA COM HORA PARA ACABAR

A Secretaria de Defesa Social (SDS) manteve a restrição nos horários de reforço de policiamento durante os festejos de Carnaval em Pernambuco, como forma de diminuir a possibilidade de crimes contra a vida e patrimoniais.

No período de 2 de janeiro e 12 de fevereiro de 2026 (pré-carnaval), o horário de reforço de policiamento nos blocos e agremiações será das 10h à meia-noite.

Já nos dias oficiais de Carnaval, de 13 a 18 de fevereiro, a SDS definiu o horário das 8h às 2h. No pós-carnaval (até 1º de março), o policiamento será reforçado das 10h à meia-noite. (Via: Ronda Jc)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram