Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

População deve ficar em alerta com o Aedes aegypti no Verão

Vídeo:


O verão é período de descontrair com as férias, mas também é preciso ficar atento e se prevenir contra doenças. Entre elas estão a dengue, zika e chikungunya, também chamadas de arboviroses. Essas doenças são transmitidas por artrópodes como o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram confirmados 255 casos de dengue e 137 de chikungunya em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. E não há casos oficiais de zika porque ainda não há sorologia para atestar a doença.

Quem teve duas dessas doenças foi a Jaqueline Torres. Em um mesmo ano, ela foi diagnosticada com dengue e também com zika. “A primeira doença que eu tive foi dengue. Eu comecei a sentir muitas dores no corpo e desconfiava, mas não tinha certeza. Eu conversei com a minha enfermeira que me orientou a tomar paracetamol e dipirona e tomar bastante líquido para não ficar desidratada. Eu estava sentindo muito enjôo e ânsias de vômitos e tive perda de apetite. Dois meses depois, eu voltei com os sintomas de dores no corpo, febre, os olhos avermelhados e dores nas articulações”, relembra.

Como a Jaqueline é Agente de Saúde, acredita que tenha sido picada pelo Aedes aegypti durante as visitas que fez nas residências, já que mais ninguém da família dela, teve alguma das doenças provocadas pelo mosquito. “Hoje eu saio de casa e coloco o meu repelente no máximo que eu puder no meu corpo, coloco o protetor braçal, vou de calça e evito sempre ficar muito exposta e vou trabalhar”, conta.

O médico Filipe de Almeida explica algumas diferenças entre as arboviroses. “Na dengue, a gente tem muita complicação hemorrágica, porque a pressão da pessoa pode ficar muito baixa e a gente tem que intervir. Já a Zika, uma das complicações é a Síndrome da Zika Congênita que causa a microcefalia. A chikungunya causa as dores articulares, podendo a pessoa ficar até três anos com dores por conta dessa virose”, explica.

Segundo o médico, é preciso tomar alguns cuidados e principalmente não ingerir remédio sem orientação médica. “Procure o posto de saúde para receber orientação. A gente alerta para não usar anti-inflamatórios, esteroides, não-hormonais, pelo risco de sangramento. A princípio, analgésico, antitérmico e hidratação”. (Via: G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia