Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Saúde: Pesquisador cria sistema que faz doação de sangue ser jogo da vida


Um pesquisador da Universidade Federal da Paraíba criou um Progressive Web App (PWA) com o objetivo de tornar que a doação de sangue vire rotina no estado a partir de um sistema de figurinhas virtuais colecionáveis. O Pontos de Vida, mistura de página da web regular e aplicativo móvel, foi testado oficialmente na manhã desta quarta-feira (16) no Hemocentro da Paraíba, no Centro de João Pessoa.

A criação de Paulo Serrano, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFPB, vem sendo desenvolvida há um ano e meio, sob orientação do professor Nelsio Abreu. Seis estudantes do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB participam do estudo.

O novo modelo de aplicação é gratuito, tem código livre, ou seja, concede aos usuários o direito de uso, cópia, estudo, mudança e melhoria. Para fazer parte do Pontos de Vida, é preciso acessar o endereço eletrônico www.pontosdevida.org no navegador do smartphone.

Na tela inicial, é possível visualizar todas as figurinhas adquiridas a cada doação de sangue, por meio de QR Code disponibilizado em banner no Hemocentro. O usuário também pode ser lembrado quanto tempo falta para a próxima doação.

Orientações para doação

Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial com foto, ter mais de 16 anos, pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar nas duas horas que antecedem a doação, não estar em uso de medicamentos, gozar de boa saúde e estar bem alimentado.

Todo o processo demora cerca de uma hora. A coleta, especificamente, leva, no máximo, 15 minutos e consiste na retirada de, em média, 450 ml de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável. (Via: Portal OP9)

Blog: O Povo com a Notícia