Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Chesf anuncia aumento de vazão e Ilha do Fogo deve desaparecer


Na noite dessa terça-feira (7) a Chesf, emitiu uma carta informando que a vazão defluente da barragem na cidade de Sobradinho-BA deve aumentar 200m³/s a partir de meia noite dessa quarta-feira (8).

De acordo com as informações passadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco a vazão passará de 800 para 1.000 metros cúbicos por segundo. Já a partir de meia noite de 9 de abril a vazão vai de 1.000 para 1.400 m³/s. Os ribeirinhos devem ficar de olhos abertos, pois o nível deve aumentar bastante.

A água deve ser liberada pelas próprias turbinas e não pelas comportas, no entanto gerando energia. A barragem de Sobradinho está com quase 80% de sua capacidade de armazenamento. A ilha do Fogo e do Rodeadouro devem ficar debaixo d’água durante esse período.

GRUPO ÀS NOTÍCIAS DO DIA A DIA PE/BA

Leia abaixo a integra do Oficio Circular:

Carta Circular SOO-012/2020

Recife, 07 de abril de 2020

Assunto: Vazões defluentes das UHE de Sobradinho e Xingó

Ref.: Ofício SEDURBS 269/2020 de 04/04/2020

Prezado(a) Senhor(a),

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos conforme expresso na Carta Circular SOO 010/2020, que no dia 05/04/2020 a defluência da UHE Xingó foi elevada para o patamar de 1.300 m³/s a fim de atender à solicitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, em virtude do elevado teor de turbidez nas águas do Baixo São Francisco, devido às fortes chuvas ocorridas nos estados de Alagoas e Sergipe, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano em várias cidades, inclusive parte de Aracaju. Citada solicitação foi formalizada através do ofício acima referenciado.

Em 07/04/2020 durante a Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas – ANA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, apresentou a necessidade de permanência da defluência de Xingó no patamar de 1.300 m³/s com vistas ao atendimento ao ofício supracitado.

Conforme diretriz estabelecida durante a reunião anteriormente referenciada a defluência média diária de Xingó deverá permanecer no patamar de 1.300 m³/s durante os meses de abril e maio de 2020.

Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será inicialmente elevada para o patamar de 1.000 m³/s a partir da 00h00 de 08/04/2020 e em seguida para 1.400 m³/s a partir da 00h00 do dia 09/04/2020, permanecendo nesse patamar de vazão a depender das condições de armazenamento em Itaparica, qual seja, o patamar mínimo de 30% VU.

É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.

Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino
Superintendente de Operação – SOO

Blog: O Povo com a Notícia