A CAIXA tem atuado para
amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os
efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O apoio à
população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de
cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no
maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o
Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda
estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal,
que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.
Para atender quem mais precisa,
teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio
emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os
beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado
justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se
recomenda evitar aglomerações.
Entretanto, agências em
diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que
não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em
busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família
sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em
espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que
apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa
segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.
O aplicativo CAIXA Tem
registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de
usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que
somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social
Digital acessem o app CAIXA Tem.
O banco tem envidado todos os
esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e
digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles
usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam
o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie,
conforme o seguinte calendário:
28 de abril – nascidos em março
e abril
29 de abril – nascidos em maio
e junho
30 de abril – nascidos julho e
agosto
04 de maio – nascidos em setembro
e outubro
05 de maio – nascidos em
novembro e dezembro
Visando otimizar a atendimento
e organização das filas, a CAIXA também alocou 2.800 novos vigilantes e
aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e
manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de
todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em
todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas: http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado
A CAIXA informa que a
prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por
app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco
reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas
lotéricas em último caso.
Vale lembrar que quem recebeu o
crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet
Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os
beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o
crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem
busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o
aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.
Acompanhe o último balanço do
Auxílio Emergencial:
Blog: O Povo com a Notícia