Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Enquanto isso... Humberto no governo e Marília no senado são os favoritos dos Pernambucanos, diz Vox Populi

De acordo com a pesquisa Vox Populi, obtida em primeira mão pelo Blog de Jamildo, Humberto Costa (PT), se candidato, seria o favorito na disputa pelo Governo de Pernambuco. 

O petista, inclusive, derrotaria possíveis candidatos do PSB e da Frente Popular ao executivo estadual. O levantamento também testa cenários da disputa pelo Senado e Presidência da República.

A pesquisa, encomendada pelo PT, testa três cenários de disputas ao Governo de Pernambuco, todos com Humberto Costa concorrendo. No primeiro, o senador obtém 31% dos votos no primeiro turno, enquanto Geraldo Julio (PSB), que já negou ser candidato, receberia 16%.

Por outro lado, quando o candidato do PSB é Tadeu Alencar, o petista chega a 38% da intenção de votos, enquanto o socialista fica com apenas 2%. Quem fica em segundo lugar, em ambos os casos, é Raquel Lyra (PSDB), com 14% e 15%, respectivamente.

Danilo Cabral, provável candidato com chances de ser anunciado pelo PSB na próxima semana, marca apenas 1% no terceiro cenário. Enquanto isso, Humberto marca 37% e Raquel Lyra chega a 17%, seu melhor número.

Marília no Senado – Os dados da pesquisa Vox Populi também apontam que para a disputa ao Senado a deputada federal Marília Arraes (PT) está com a melhor pontuação entre os dois cenários avaliados. 

Na melhor colocação, no segundo cenário, a petista atinge 26% das intenções de voto, batendo facilmente o candidato das oposições Anderson Ferreira, do PL de Bolsonaro, com 9% das intenções de voto. 

Neste mesmo cenário pesquisado, pela ordem, aparecem Eduardo da Fonte (6%), André de Paula (5%), Silvio Costa Filho (3%) e o ministro do Turismo Gilson Machado (3%). Brancos e nulos somam 25%. Não sabe ou não respondeu atingem 23%.

Sem Marília Arraes na disputa, no primeiro cenário, o atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes soma 12%, batendo o petista Carlos Veras, que aparece com 10%. Neste mesmo cenário, pela ordem, aparecem Eduardo da Fonte com 6%, André de Paula com 5%, Silvio Costa Filho com 3% e o ministro do Turismo Gilson Machado com 2% das intenções de voto. Brancos e nulos chegariam a 31%. Não sabe ou não respondeu também somaria 31%.

No plano da política, entretanto, o PSB, que comanda a Frente Popular, rejeita uma eventual indicação da pestista, considerando o histórico de desavenças entre as partes, como aconteceu na recente eleição municipal do Recife, na eleição de João Campos (PSB).

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia