Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Grupo que discute projeto que retira autonomia da Polícia Científica se reúne um dia após secretário negar mudança

O grupo de trabalho criado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para discutir mudanças nas polícias Civil e Científica se reuniu nesta quinta-feira (13), um dia após o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, negar qualquer tentativa de mudança na perícia criminal. O encontro foi a portas fechadas.

Apesar do que disse Freire, o presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco e membro do grupo de trabalho, delegado Francisco Rodrigues, confirmou a proposta de a Polícia Científica passar a fazer parte da estrutura da Polícia Civil.

Atualmente, a Polícia Científica é uma das forças da SDS, como o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, por exemplo, e responde apenas ao secretário de Defesa Social.

Para a Associação Brasileira de Criminalística e também para a Associação de Polícia Científica de Pernambuco, esse tipo de proposta seria um retrocesso. O representante dos peritos pernambucanos disse, na quarta (14), que a o projeto de retirar a autonomia da Polícia Científica pode prejudicar as investigações.

Francisco Rodrigues discordou que os peritos criminais perderiam a sua independência.

Com a criação da lei orgânica, a previsão é de que a gerência de perícia técnica venha para a estrutura da Polícia Civil e, desta forma, o perito geral, que é a nomenclatura que nós estamos pretendendo dar ao chefe da perícia técnica, fique mais próximo do chefe da Polícia [Civil] e, assim, possa fortalecer a instituição de perícia”, argumentou o delegado. (Clique aqui e leia a matéria na íntegra do G1 PE).

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia