A plataforma WikiTravel, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para apoiar secretarias e representantes de turismo na promoção de seus destinos turísticos, foi lançada no Turistech Summit durante a 16ª Convenção Schultz, evento da operadora homônima.
O portal de informações permite que órgãos de turismo insiram fotos e vídeos em alta resolução, em royalty free, ou seja, com licenciamento gratuito. Desta forma, qualquer pessoa pode baixar o conteúdo sem autorização para promover o destino. “Sabemos que o mercado sente falta de ferramentas para promover os destinos, por isso criamos o Wikitravel”, destaca o presidente da Schultz.
Para complementar as informações de determinada localidade, são feitas perguntas pré-formatadas para a IA. Por exemplo: qual é a história de Diamantina? A IA então consulta o banco de dados do Google e conta a história da cidade. Caso a história não esteja correta, o órgão de turismo pode corrigir a informação. “Temos que ter consciência de que a IA também erra”, afirma Schultz, um dos idealizadores do Wikitravel.
A nova ferramenta traduz as informações para 11 idiomas, também em audioguia. “Essa também é uma ferramenta para o consumidor e para o agente de viagens, além, claro, dos órgãos oficiais de turismo, que poderão saber quem baixou as fotos do destino ou leu as informações. O site também cria um roteiro de três dias no destino para o viajante”, disse ao site O Tempo.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.