O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, decidiu, nesta quarta-feira (14), congelar a emissão de vistos de viagem para 75 países, dentre os quais está o Brasil. A informação foi divulgada pela emissora norte-americana Fox News e depois confirmada pelo Departamento de Estado Americano.
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, disse em comunicado.
Ainda segundo o órgão estadunidense, os vistos congelados são voltados para os migrantes, a fim de suspender benefícios sociais recebidos por eles. O visto de turistas, no entanto, não foi afetado pelo congelamento promovido pelo governo.
A lista oficial de todos os países com vistos de imigração suspensos ainda não foi divulgada, porém, a Fox News revelou que, além do Brasil, os vistos foram suspensos para a Rússia, Afeganistão, Somália, Iraque e o Irã.
O congelamento, segundo revelou o governo norte-americano, serviria para que o governo reavalie os critérios atuais para a concessão de vistos. Vale lembrar que, em junho deste ano, os Estados Unidos irão sediar a Copa do Mundo, recepcionando cerca de 48 países com suas comitivas de atletas, além de torcedores. Ainda não está claro como esse congelamento vai afetar os estrangeiros.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
