Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Lula autoriza contratação de Datena com salário altíssimo em TV pública e causa desconforto em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica após autorizar a contratação do apresentador José Luiz Datena para comandar programas em horários de destaque na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O salário do comunicador também gerou comentários por ser considerado acima do padrão do setor.

Datena já vinha sendo especulado na EBC desde o final de 2025 e a indicação teria partido do próprio presidente Lula. Na ocasião, a emissora pública confirmou a contratação e informou que Datena terá um programa semanal de entrevistas na TV Brasil e um programa diário de manhã na Rádio Nacional. 

Segundo publicação da Folha de São Paulo, o governo deve pagar cerca de R$ 120 mil mensais para Datena comandar as atrações voltadas aos públicos das classes C, D e E e focados no debate sobre segurança pública. Ele assumirá, a partir de março, o programa Na Mesa com Datena e Alô Alô Brasil..

Além do salário elevado, o acordo também prevê pagamentos adicionais. O contrato autoriza reembolsos de até R$ 65,8 mil para despesas com viagens, o que aumentou ainda mais o debate sobre os custos envolvidos.

Lula bateu o martelo após ser informado sobre o projeto e os valores envolvidos. Nos corredores de Brasília, entretanto, a contratação de Datena causou desconforto entre aliados e técnicos da área de comunicação, principalmente pelo impacto financeiro de um salário elevado em uma emissora mantida com recursos públicos. 

Internamente, o governo e a presidência da EBC consideram que o peso do nome de Datena, sua trajetória no jornalismo popular e sua capacidade de atrair audiência justificariam o investimento da TV pública, ajudando a reposicionar a emissora e aumentar o alcance entre os espectadores.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram