A atual legislatura do Senado Federal tem 46 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos 6 meses, houve um aumento, com 31 novas petições.
Esse número é bem maior do que nos anos anteriores. De 2023 até meados de 2025, foram 24 pedidos contra os ministros da mais alta corte do Judiciário.
O ministro com mais pedidos é Alexandre de Moraes, que soma 29 requerimentos , o que representa 63% do total. Nos últimos seis meses, ele também lidera: apareceu em 18 das 31 petições desse período. Ele é o relator dos processos sobre a trama golpista e os atos de 8 de Janeiro.
Esses pedidos de impeachment contra o STF começaram a aparecer com mais força no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e continuaram como uma estratégia da oposição no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mesmo assim, nenhum desses pedidos avançou nos quase quatro anos.
Em segundo lugar está o ministro Gilmar Mendes, com nove pedidos de impeachment.
Em terceiro vem o ministro Dias Toffoli, com sete pedidos , sendo seis deles no último semestre. Desses seis, três foram motivados pela forma como o ministro conduziu a relatoria do caso do Banco Master.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
