Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 22 de abril de 2018

Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, vira área de lazer

Um parque aquático no meio do Sertão pernambucano. É desta forma que a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, a 377 quilômetros do Recife, está sendo utilizada pela população, desde que o reservatório voltou a sangrar na semana passada, depois de nove anos. Todos os dias os moradores estão indo ao local para tomar banho e se divertir.

Além de ponto turístico, a barragem se transformou em opção de lazer. Com o calor típico da região, eles estão aproveitando o volume de água vertendo do reservatório para se refrescar. Não é difícil achar famílias fazendo churrasco em alguns pontos do leito. “Rapaz, tem que aproveitar, né? Fazia tempo que a gente não via isso aqui cheio. Então, a gente traz umas carnes pra assar e fica batendo papo”, disse o autônomo Marcelo Soares.

Tem gente até, quem diria, arriscando uma pescaria na barragem. “Nunca pensei que fosse pescar na barragem que ficou tanto tempo seca. Mas estamos aqui nos divertindo e tentando pegar alguma coisinha”, disse o bombeiro Ricardo Henriques de Souza, acompanhado do filho de 12 anos.

Quem se diverte pra valer mesmo no reservatório é a garotada. Dezenas de jovens se concentram na área bem em frente ao paredão e usam as pedras como trampolim para dar saltos na água. “Pra gente é como se fosse um parque aquático mesmo. A gente vem pra cá com os amigos e passa o dia brincando e pulando. É muito bom poder voltar a se divertir aqui”, contou o estudante Allison Diego de Souza. 

E não é só a população local que está se divertindo. Muitas pessoas de outros municípios estão indo visitá-la. O fisioterapeuta Heldernando Rocha foi até lá com o primo. “Nós viajamos 20 quilômetros até aqui só pra curtir um pouco essa beleza que está à barragem”, disse, enquanto fotografava o local.

ABASTECIMENTO: Com Brotas completamente cheia, a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) informou que agora 80% dos moradores de Afogados da Ingazeira está livre de rodízio e tem água todos os dias em casa. Uma notícia comemorada pelo autônomo José Carlos Ribeiro. “Nós tínhamos água em um sistema de dois dias sim e cinco não. Agora ela chega todo dia, é uma bênção pra gente”.

O gerente da unidade de negócios da Compesa, Gileno Melo, disse que a atual situação da barragem vai garantir o abastecimento para as 83 mil pessoas beneficiadas por muito tempo. “Com o atual sistema de racionamento podemos dizer que, mesmo se não chover, temos água garantida para dois anos e meio”, garantiu. (Via: Jc Online)

Blog: O Povo com a Notícia