Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Associação pede que aprovados em concurso para delegado sejam convocados


Para sanar de vez o déficit de profissionais, a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) decidiu fazer um apelo ao Governo do Estado para que convoque 163 candidatos aprovados na primeira etapa do concurso para delegados. Esse é o número de pessoas que estão nas vagas de reserva. Na última sexta-feira (20), o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que só há previsão de convocação para novas turmas de agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Inicialmente, o edital do concurso realizado em 2016 previa a convocação de 100 aprovados nas vagas de delegados, mas, diante da necessidade, o número subiu para 140. Todos já fizeram o curso de formação, foram nomeados e já estão atuando nas delegacias de todo o Estado. A proposta da Adeppe é que os outros 163 da reserva façam o curso para que fiquem aptos a serem convocados caso seja necessária a reposição de alguma vaga.

“A Adeppe defende a convocação integral do referido cadastro, para que os aprovados participem do próximo Curso de Formação da Polícia Civil, programado para ocorrer no segundo semestre deste ano, concluindo assim a última etapa do concurso público e ficando à disposição do Estado para assumir seus cargos e ajudar a reduzir a violência em Pernambuco. A convocação atende aos princípios da eficiência e eficácia na administração pública, pois visa garantir celeridade na reposição dos cargos que vierem a vagar nos próximos anos”, destacou o presidente da Adeppe, Francisco Rodrigues.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que “Não há, por enquanto, previsão de convocação de novos candidatos.”

POLÍCIA CIENTÍFICA

Em relação ao concurso da Polícia Científica de Pernambuco, o secretário Antônio de Pádua afirmou que candidatos aprovados para as vagas de peritos criminais ainda podem ser convocados. “Temos um quadro de oito ou nove peritos. Estamos estudando chamar essas pessoas para fazer a academia e depois a nomeação. As outras vagas para a Polícia Científica já foram preenchidas”, disse.

POLÍCIA MILITAR

Na sexta-feira (20), ocorreu a cerimônia de formatura de 1.281 novos homens e mulheres que agora fazem parte do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. É  segunda turma a se formar entre os aprovados no mais recente concurso. Pádua confirmou que o edital da próxima seleção para 500 vagas está sendo concluído e deve ser lançado nas próximas semanas. A expectativa, segundo ele, é que os aprovados no novo concurso sejam convocados até o final do ano e que a nomeação aconteça em 2019.

Essas novas vagas são importantes para diminuir o déficit histórico da Polícia Militar, até porque até o final do ano que vem cerca de 10% do atual efetivo da PM deve deixar as ruas e se aposentar. (Via: Ronda Jc)

Blog: O Povo com a Notícia