Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Joice Hasselmann é retirada da liderança do governo no Congresso


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) destituiu a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) da liderança do governo no Congresso. A informação é do jornal O Globo. Para o lugar dela, ficou o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Hasselmann foi uma das parlamentares do PSL que assinou a lista de permanência do Delegado Waldir na liderança do partido.

A atitude de Bolsonaro é mais um episódio da crise interna no Partido Social Liberal. 

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, retirou nesta quinta-feira (17) o senador Flavio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro do comando dos diretórios do partido. A informação é da revista Crusoé. Flavio comandava o diretório do Rio de Janeiro, enquanto Eduardo o de São Paulo.

Para o Rio, fica na presidência estadual o deputado federal Sargento Gurdel, que lidera a bancada carioca do partido na Câmara. Em São Paulo, a liderança vai para o deputado Júnior Bozzella. 

Mais cedo, Bivar também destituiu a deputada Bia Kicis da presidência do partido no Distrito Federal.

Crise e vazamento

Na noite da quarta (17), houve uma tentativa de retirar o deputado Delegado Waldir (PSL-SP) da liderança do PSL na Câmara. A ala bolsonarista queria colocar Eduardo Bolsonaro no lugar dele. Um áudio do próprio presidente Jair Bolsonaro articulando a manobra chegou a ser vazado para a imprensa. 

“Estamos com 26, falta uma assinatura para a gente tirar o líder, e colocar o outro. A gente acerta. Entrando o outro agora, dezembro tem eleições para o futuro líder. A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí? O poder de indicar pessoas, de arranjar cargos no partido, promessa para fundo eleitoral por ocasião das eleições, é isso que os caras têm. Mas você sabe que o humor desses caras de uma hora para a outra muda”, afirmou Bolsonaro no áudio, a um interlocutor desconhecido.

O presidente continua: “Numa boa, porque é uma medida legal… Eu nunca fui favorável à lista não, sou favorável a eleição direta, mas no momento você não tem outra alternativa, só tem a lista”.

Bolsonaro disse que ligou para deputados insatisfeitos de seu partido:

“Aqui tem 25 (assinaturas) , já falei com o (deputado General) Peternelli, vou ligar para outras pessoas. Até quem sabe que passe aí de uns números… Se fechar agora, já tem o suficiente”.

De acordo com a revista Época, as gravações foram feitas de maneira oculta no Palácio do Planalto, na quarta-feira.

Blog: O Povo com a Notícia