Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 12 de outubro de 2019

Deputado solicita comissão externa para apurar remoção de delegados


Depois de protestos de moradores e repercussão diante da transferência do delegado Israel Lima Braga Rubis da Delegacia de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) pediu à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados à criação de uma comissão externa para apurar in loco as remoções de delegados da Polícia Civil.

Segundo o parlamentar, o colegiado deverá esclarecer se há supostas motivações políticas nas medidas. “A transferência, felizmente revertida por ordem judicial, reforça suspeitas de que remanejamentos na Polícia Civil de Pernambuco vão além de razões meramente administrativas, configurando-se talvez em uso da política de segurança pública para proteção de aliados políticos do governo do estado”, afirmou.

No mês passado, a cidade de Arcoverde entrou em polvorosa após o delegado Israel Rubis ser transferido para a delegacia de Vitória de Santo Antão. Ele investigava supostos desvios de verbas públicas de vereadores e havia prendido, em dezembro passado, o filho da presidente da Câmara local, Célia Galindo, (PSB).

A remoção foi revertida por decisão do juiz João Eduardo Ventura Bernardo, que entendeu que a medida não atendeu ao interesse público.

Na justificativa do requerimento, Fernando Rodolfo também citou a saída da delegada Patrícia Domingos, após o fim da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), no ano passado. Ela atua agora no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que a transferência do delegado Israel Rubis foi uma decisão técnica da Polícia Civil. “Relocação de policiais dentro do território, para atender a necessidade da população de todas as Áreas Integradas de Segurança do Estado, são corriqueiras e naturais, e isso ocorre em qualquer instituição pública, não apenas na PCPE”, destacou.

A pasta informou ainda que vai prestar os esclarecimentos  sobre a questão. “Todos esclarecimentos serão prestados de modo a expor o total equívoco nas irresponsáveis insinuações de que houve motivação política nesse remanejamento técnico de efetivo”, concluiu.

Blog: O Povo com a Notícia