O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da ação que julga os investigados em atos golpistas do 8 de janeiro. Durante discurso neste domingo (7), feriado da Independência do Brasil, ele afirmou que o povo não suporta a "tirania" do magistrado. Manifestantes gritaram palavras de ordem e pediram impeachment do ministro do STF com a frase "fora, Moraes".
"Por que vocês estão gritando isso? Talvez porque ninguém aguente mais. Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país", disse Tarcísio.
O Supremo volta a julgar o caso na terça-feira (9). Bolsonaro pode ser condenado por golpe de Estado e mais quatro crimes. Se for condenado, as penas podem somar até 43 anos de prisão. O ex-presidente já é considerado inelegível, mas o governador paulista voltou a defender que ele seja candidato em 2026. "É fundamental que tenhamos Bolsonaro na eleição do ano que vem. Só existe um candidato: é Jair Messias Bolsonaro", declarou.
Tarcísio ainda fez coro à cobrança por uma anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos. Ele pressionou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), coloque em votação um projeto que anistia golpistas. "Trazer a anistia para a pauta é trazer justiça. É resgatar o país", declarou.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram