Uma semana após o ex-piloto Nelson Piquet ser condenado a pagar uma indenização de R$ 5 milhões a Lewis Hamilton por comentários racistas e homofóbicos direcionados a ele, o piloto inglês se demonstrou surpreso com a decisão e fez coro contra falas e atitudes preconceituosas .
“É impressionante que tenham responsabilizado alguém e mostrado às pessoas que isso não é tolerado. Racismo e homofobia não são aceitáveis, não há lugar para isso em nossa sociedade. Por isso, amo que tenham mostrado que eles se posicionam”, disse Hamilton a jornalistas em Melbourne, onde disputará o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.
Segundo a denúncia, à época, Piquet usou o termo racista "neguinho" para se referir ao piloto Lewis Hamilton e fez um comentário homofóbico, além de ofender os competidores Keke e Nico Rosberg. "O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum", afirmou. "É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O neguinho [Hamilton] devia estar dando mais c... naquela época e ‘tava’ meio ruim", continuou.
O juiz do caso, Pedro Matos de Arruda, determinou também que a indenização por danos morais coletivos deve ser destinada a fundos de promoção da igualdade racial e contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+.
Blog: O Povo com a Notícia