Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Prefeito que casou com adolescente de 16 anos exonera sogra do cargo de secretária de Cultura

O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, exonerou a sogra, Marilene Rôde, do cargo de secretária de Cultura e Turismo. A exoneração consta em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (26).

Marilene é mãe da adolescente de 16 anos com quem o prefeito, de 65, se casou no último dia 12 de abril. No dia seguinte ao casamento, a mãe da jovem foi nomeada Secretária Municipal de Cultura e Turismo da cidade. 

Na terça-feira (25), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse investigar a situação para verificar uma possível prática de nepotismo, considerado ato de improbidade administrativa pela legislação federal.

Segundo o g1, a prefeitura de Araucária disse, em nota, que Marilene deve voltar a trabalhar em Colombo, também na Região Metropolitana, e em Curitiba, sem detalhar órgão e função. A administração municipal não justificou o motivo da exoneração.

Na terça (25), a prefeitura havia justificado a nomeação de Marilene, argumentando "que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, uma vez que possui 26 anos de experiência no serviço público". Ela estava na prefeitura desde 2021.

Após a repercussão do caso, Hissam anunciou a desfiliação do partido Cidadania, sigla pela qual se elegeu para dois mandatos em Araucária.

CASAMENTO COM ADOLESCENTE

A adolescente com quem o prefeito se casou foi 2º lugar do Miss Teen da cidade, que tem cerca de 150 mil habitantes.

O Código Civil permite que maiores de 16 anos se casem, desde que haja autorização de ambos os pais. Os proclamas da união entre o prefeito e a adolescente foram publicados no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil.

No Twitter, usuários subiram a hashtag "pedófilo" para falar do caso, que foi um dos assuntos mais comentados na rede social na terça-feira (25).

CPI APUROU ELO DO PREFEITO COM TRÁFICO

Em março de 2000, o político, que na época era empresário, foi preso preventivamente após ser acusado pelo crime de formação de quadrilha e por ter supostamente pago propina a policiais em troca de proteção em Araucária. No dia 1º daquele mês, ele defendeu ser inocente das suspeitas durante um depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, da Câmara Federal.

Na ocasião, ele foi ouvido pelos parlamentares, que apuravam o suposto envolvimento dele com o tráfico no município e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com um laboratório de refino de droga, além de proteção a traficantes.

Em 2010, o homem foi inocentado das acusações pela Justiça. "O próprio Ministério Público, que havia acusado Hissam de associação para traficância, considerou, no decorrer do processo, que não haviam evidências que comprovassem o crime", diz a decisão judicial, conforme o portal Uol. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia