Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Exigência de ensino superior para o CFO da Polícia Militar da PB é adiada


A exigência de ensino superior para a seleção do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Paraíba foi adiada por mais um ano. A mudança aconteceria já em 2019, no entanto, uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (8) confirma que neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) ainda será utilizado como exame intelectual para o concurso público, aceitando também candidatos que tenham apenas ensino médio completo.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, esse é o último ano em que o Enem será necessário para realizar o concurso. Em 2020, a seleção vai acontecer por meio de concurso público e só poderá concorrer quem tiver nível superior.


Alguns critérios, portanto, não devem mudar. Agora, candidatos de até 32 anos no ano da matrícula podem concorrer às vagas. Antes, o limite era de 30 anos. Essa alteração está prevista na mudança da legislação publicada em 2018 e confirmada nesta quarta pela PM. Para quem já é da Polícia Militar da Paraíba, a idade limite foi estendida para 40 anos. Essas alterações já começam a valer para o CFO de 2018.

Concurso: O CFO é composto por cinco fases: a intelectual, que esse ano acontece ainda pelo Enem, a psicológica, saúde, aptidão física e avaliação social. Quem é aprovado, entra no curso como cadete e já recebe remuneração de mais de R$ 2,5 mil no primeiro ano de curso. O valor é reajustado em cada ano. São três anos de formação.

Em 2018, o CFO registrou 5.589 inscritos para as vagas do sexo masculino e 1.835 para as vagas do sexo feminino. Atualmente o salário do 2º tenente, que é o posto que os aprovados vão ocupar depois de passar os três anos de formação e o tempo como aspirante, é de mais de R$ 6,5 mil. (Via: G1 PB)

Blog: O Povo com a Notícia