Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Confronto entre detentos deixa 15 mortos em presídio de Manaus


Um confronto entre detentos deixou 15 mortos, neste domingo (26), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado na BR-174, em Manaus, durante o período de visitação de familiares. O  presídio é o mesmo onde 56 detentos foram mortos em janeiro 2017, após uma rebelião, em meio a uma disputa entre facções.

De acordo com o coronel Marcus Vinícius, secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, as mortes ocorreram por asfixia e com perfurações de escovas de dente raspadas. Todas as vítimas eram detentos do regime fechado e não houve registro de fugas e da presença de armas de fogo no presídio.

Segundo o secretário, o confronto começou às 11h e a situação foi controlada pela Polícia Militar em 40 minutos. “Abrimos uma investigação. Vamos olhar o sistema de câmeras internas, identificar os que participaram e encaminhar à Justiça”, disse o coronel Marcus Vinícius, em uma coletiva em Manaus no início da noite deste domingo. “Não foi rebelião. É uma briga entre internos”,  minimizou.

Para o secretário de Administração Penitenciária do estado, chama atenção o fato de as mortes terem ocorrido no período de visitação de familiares dos detentos. “Nunca havia tido mortes quando tem visita. Não existe isso. Foi a primeira vez que aconteceu no Amazonas”, afirmou o coronel Marcus Vinícius.

“Em qualquer prisão do mundo, quando se quer matar, vai se matar. Alguns foram enforcados, outros com (morreram com) mata-leão. Isso o estado não tem como evitar”, declarou o secretário de Administração Penitenciária.

Blog: O Povo com a Notícia