Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Santa Magalhães em Serra Talhada só espera pela Anac


O início das operações de voos comerciais no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, está cada vez mais próximo. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, confirmou ontem a homologação da Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A). Com o equipamento, o aeroporto poderá operar duas vezes por semana, desde que seja certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“A Azul quer operar com mais de dois voos semanais. Ela diz que duas operações apenas é financeiramente inviável. Para isso ainda existem obras importantes a serem feitas. Por isso estamos conversando com a companhia aérea para trazer a operação desses dois voos mesmo com essas duas obras em andamento”, explicou Rodrigo Novaes. As obras que faltam citadas pelo secretário são uma terraplenagem e a construção de um muro.

Questionada se a operação em Serra Talhada ainda está nos planos da companhia, a Azul respondeu que “ainda aguarda a certificação do aeroporto pela Anac para anunciar a data de início de suas operações”.

Segundo a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, o próximo passo é conquistar a certificação da Anac. “O EMS-A é um pré-requisito importante. Agora estamos trabalhando pela certificação e depois trataremos com as companhias aéreas interessadas. Após isso, é questão de 60 dias para que elas comecem a operar”.

O EMS-A é um equipamento que envia em tempo real para as aeronaves todas as informações climáticas que o piloto precisa para decolar e pousar com mais segurança.

Serra Talhada fica a 414 quilômetros de distância do Recife e tem cerca de 80 mil habitantes.

O município está estrategicamente localizado no centro de Pernambuco, por isso, o governo do Estado tem insistido no projeto. A ideia é que esse tipo de operação levará desenvolvimento para o Pajeú.

A expectativa do Sertão pelo modal é grande. Segundo estimativa da Prefeitura de Serra Talhada, 25 mil pessoas devem passar diariamente pela cidade a partir da operação dos voos comerciais.

Blog: O Povo com a Notícia