Pernambuco conta com sete aeroportos administrados pelo governo do
Estado: Araripina, Arcoverde, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns,
Salgueiro e Serra Talhada. Desses, apenas o da Ilha de Fernando de Noronha
recebe voos comerciais, os demais contam com fluxo de pequenas aeronaves que
transportam passageiros e cargas.
A expectativa do governo estadual é de que Caruaru e Serra Talhada
estejam aptos a receber voos comerciais ainda em 2020. Para isso, os dois
terminais precisam de obras e, após a conclusão das melhorias, será solicitada
a certificação junto à Anac – cada uma custará R$ 500 mil ao Estado. “Existe um
convênio com o governo federal de R$ 20 milhões para o desenvolvimento do
aeródromo de Serra Talhada. A pista está pronta, mas precisa de uma cerca
operacional e terraplenagem, além de melhoria da drenagem”, explicou a
secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista.
Após sete meses parado, o aeroporto de Caruaru voltou a operar no mês
passado. Uma reforma do terminal de passageiros e instalação de iluminação
noturna na pista são os próximos passos para que a certificação seja
solicitada. Em Noronha, também não há voos noturnos, mas o governo de
Pernambuco publicou na primeira semana de maio o edital de licitação para
contratar a empresa que executará as obras de iluminação necessárias para a
liberação da pista à noite. O investimento será de R$ 4,6 milhões e os voos
noturnos, por enquanto, serão apenas para casos de emergência.
“Tirando Noronha, que é um caso a parte, hoje nós temos a cabeça e os
pés do Estado atendidos por voos comerciais, que são Recife e Petrolina. A
ideia é trazer voos comerciais para Caruaru e Serra Talhada o mais rápido
possível. Isso faria com que o centro do Estado também fosse atendido, atraindo
negócios e turismo, o que geraria emprego e renda, diminuindo as desigualdades
no Estado”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes.
Com a campanha turística “Um rio, três destinos”, que será lançada
oficialmente no fim deste mês, o governo pernambucano espera explorar essa
interiorização e a ligação com os Estados vizinhos. “Temos a cidade de
Petrolândia, que fica próxima a destinos como Piranhas (AL) e Paulo Afonso
(BA). A ideia é propor um turismo integrado entre os três Estados e as cidades
que ficam no interior. O voo Recife/Paulo Afonso da Azul é um facilitador
disso”, explicou Novaes.
Apesar de, inicialmente, centrar esforços nos aeroportos de Noronha,
Caruaru e Serra Talhada, o governo do Estado diz que tem projetos a médio e
longo prazo para os demais aeródromos administrados pela gestão estadual.
“A estratégia de centrar esforços em três aeroportos é para garantir
que, dentro do orçamento, conseguiremos trazer esses voos comerciais. Mas os
demais aeródromos estão nos nossos planos de longo prazo”, garantiu a
secretária de Infraestrutura de Pernambuco.
CERTIFICAÇÃO
O Governo estima que, após obras de infraestrutura, aeroportos de Serra
Talhada e Caruaru sejam liberados pela Anac para receber voos comerciais; a
Azul já demonstrou interesse em operar nos dois destinos do interior de
Pernambuco.
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