Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Policiais de Pernambuco recebem capacitação da PF e Sérgio Moro


Os policiais pernambucanos vão reforçar o combate à corrupção no estado. Pernambuco será o primeiro a integrar o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Delegados da Polícia Federal envolvidos em operações como Lava-Jato, Mensalão e Banestado capacitarão os agentes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e outros órgãos que combatem os chamados crimes de “colarinho branco”.

O secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, acredita que a iniciativa será fundamental. “Fará diferença com a capacitação dos recursos humanos e o reforço já criado aqui em Pernambuco da Draco. Temos que ter multiplicadores para que todos os estados e municípios tenham um pequeno núcleo de combate ao crime organizado”, afirma.

Já o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, destaca o pioneirismo do estado. “Com menos de cinco meses de atuação, o Draco já desencadeou 10 operações, desarticulando quadrilhas responsáveis por um prejuízo estimado de R$ 254 milhões, além de 38 prisões e 67 mandados de busca e apreensão”, explica.

A capacitação ocorre desta segunda-feira (20) até a sexta-feira (24). A palestra inaugural tem como tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, e foi dada pelo secretário Guilherme Theophilo. No penúltimo dia do evento, na quinta-feira (23), pela manhã, está prevista a participação do ministro Sérgio Moro, proferindo a aula “Combate ao Crime Organizado e Corrupção Sistêmica”.

Serão 32 servidores públicos pernambucanos participando: 27 policiais do Draco, entre delegados e agentes, 3 servidores da Controladoria Geral do Estado e um representante do Ministério Público de Contas e outro do Ministério Público de Pernambuco.

Paulista será primeira cidade brasileira a receber programa de combate à violência

Outro tema tratado pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, foi a instalação do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. A iniciativa será instalada em cinco cidades do país, incluindo Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

“É um programa em duas fases, iniciando em junho com a parte de de repressão, para que o estado possa novamente dominar todas as áreas e bairros mais violentos. E depois sete ministérios entrarão com ações para melhorar questões de saúde, saneamento básico e outros pontos”, esclarece o secretário.

“Teremos avaliações mensais e trimestrais com a participação da União, do Estado e do município. Vamos atuar nas causas e consequências para fazer um diagnóstico local de segurança. O modelo de sucesso que for realizado aqui sera replicado em outros municípios do país”, finaliza o general. (Via: Portal OP9)

Blog: O Povo com a Notícia