Desde o fim de novembro, moradores de cidades da regiões sul e extremo sul da Bahia são castigados pelas fortes tempestades. Também por causa das fortes chuvas, algumas barragens romperam e outras são monitoradas no estado.
O primeiro rompimento da barragem ocorreu, neste sábado (25), no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, mas o córrego da barragem também atinge rios que chegam até Itambé. Segundo a prefeitura, apesar da seriedade do rompimento, não houve feridos nem foram registrados graves prejuízos nas redondezas.
A prefeitura de Itambé divulgou alerta na noite de sábado (25), por causa do rompimento de uma barragem com alto volume de água na região. O comunicado pediu que moradores da margem do rio Verruga fossem retirados com urgência. Em Jussiape, a cerca de 230 quilômetros, outra barragem se rompeu.
Uma série de vistorias técnicas foram feitas nos últimos dias para verificar o estado das barragens na região. De acordo com o coronel Jadson Almeida, assistente do comando-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, a corporação monitora cerca de 10 barragens do estado.
“Em alguns locais, não houve rompimento, mas a água da barragem transbordou. Então, retiramos famílias de suas residências de forma a protegê-las”, observou o comandante ao O Globo. E acrescentou: “A informação que temos é que é uma situação que não ocorre há 32 anos. Eu nunca vi isso na carreira, um volume tão grande de chuva atingindo tantas cidades ao mesmo tempo”.