Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Bolsonaro confirma novo valor do salário mínimo

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30) que o salário mínimo será de R$ 1.212 em 2022. O anúncio foi feito via rede social e passa a valer a  partir de 1º de janeiro do próximo ano. 

Uma medida provisória deve ser publicada no "Diário Oficial da União", segundo a colunista do G1, Ana Flor. O valor de R$ 1.212 corresponde a uma correção da inflação pelo INPC e a recomposição de um valor residual referente a 2021. Na prática, portanto, não haverá aumento real, acima da inflação.

Esse aumento se deve à disparada da inflação nos últimos meses. A previsão de alta do INPC, que serve de base para a correção anual do mínimo, passou de 8,4%, em agosto, para 10,18%.

O novo valor aparece em relatório apresentado nesta segunda-feira (20) pelo deputado à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara.

Mesmo sem aumento real no piso salarial brasileiro, o valor exato do salário mínimo de 2021 só será conhecido no mês que vêm, com a divulgação do INPC consolidado em 2021 pelo IBGE.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia