Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Ministro diz que Brasil vai produzir vacinas para outras pandemias

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou, em entrevista à Jovem Pan nesta sexta-feira (3), que o Brasil terá capacidade de produzir, de forma independente, vacinas para as próximas pandemias.

Pontes falou sobre as 15 tecnologias de imunizantes contra a Covid-19 que receberam investimentos do Planalto, além de uma vacina desenvolvida em parceria com os Estados Unidos. De acordo com o ministro, já foram apresentados cinco pedidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorização dos testes de fase 1 e 2, sendo que uma deles já recebeu retorno positivo.

“Para o ano que vem teremos no Brasil um ponto de inflexão. A partir do ano que vem já com autonomia completa, independência com relação às vacinas. Vamos produzir vacinas não só para a Covid-19, mas para outras pandemias que virão, temos que estar preparados. O Brasil vai passar de importador a ser produtor [dos imunizantes]”, disse.

"Acho que precisaremos de uma nova vacina contra a Covid-19, é uma questão de quando precisaremos dela", disse Ugur Sahin.

A BioNTech e a Pfizer juntas produziram uma das primeiras vacinas contra a Covid-19 e Sahin também disse que os imunizantes deveriam continuar a fornecer proteção contra doenças graves, apesar das mutações e que provavelmente todas as pessoas precisem de uma vacinacão anual contra a Covid-19.

"Esta variante pode infectar pessoas vacinadas. Estamos confiantes de que as pessoas vacinadas e com a dose de reforço terão proteção suficiente contra a doença grave causada por qualquer tipo. Saberemos em algumas semanas", pontuou.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com Notícia