Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Escola particular chama Nordeste de 'Cuba do Sul' e vira alvo do Procon

Uma escola particular de São Luís (MA) publicou uma postagem em seu perfil oficial no Instagram com teor pejorativo acerca da região Nordeste, depois das eleições realizadas no último domingo (2). Em função desse ato, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) notificou, na última quarta-feira (5), a instauração de denúncias de xenofobia.

Consumidores lançaram várias denúncias, após o perfil oficial do Colégio São Marcos postar a imagem da rede social. A publicação abrange a indicação de “Cuba do Sul” e faz menção aos votos recebidos pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na votação deste ano. 

Após a publicação ser apagada pelo perfil da unidade educacional, o mesmo fez, posteriormente, outra publicação, justificando que o administrador do perfil se confundiu e queria mesmo era fazer a postagem em seu perfil pessoal. 

“Temos registros das imagens postadas e todo o tipo de publicação com teor discriminatório, vexatório e xenofóbico configura, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, como publicidade abusiva. E o Procon-MA está atento a isso e vai apurar responsabilidades e aplicar as sanções cabíveis conforme preceitua a lei”, comentou o presidente em exercício do Procon-MA, Ricardo Cruz, ao g1.

Pedido de desculpas

Diante da repercussão do caso, o colégio São Marcos pediu desculpas e afirmou que opiniões pessoais de seus funcionários não têm reflexos das posições da sede. Ainda assim, a escola foi notificada pelo Procon devido a publicidade abusiva. Como resultado, a escola tem até dez dias para prestar esclarecimentos ao órgão de defesa.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia