Nos 12 estados que terão segundo turno para os governos estaduais o ex-presidente Lula saiu vitorioso, considerando a soma de todos os votos nessas unidades.
Ao todo, nesses 12 estados, o petista recebeu cerca de 30 milhões de votos (30.132.167) e Jair Bolsonaro cerca de 27 milhões (26.991.236).
Dizem os especialistas que estados com disputas regionais de segundo turno o eleitor está mais mobilizado do que nas localidades onde não há, o que afeta também a disputa presidencial.
Outro dado: a abstenção é maior onde não há disputa de segundo turno para governadores.
Os petistas estão otimistas com esses dados e acreditam que essas disputas possam beneficiar mais Lula que Bolsonaro.
Desses 12 estados, há candidatos apoiados pelo PT e por Bolsonaro em maior e menor escalas em quase todos. Há disputa feroz entre eles em São Paulo (Haddad x Tarcísio), em Santa Catarina (Jorginho x Décio) e no Espírito Santo (Casagrande x Manato).
Outro dado que anima o PT é que, dos 12 estados onde ocorrerão segundo turno, 5 estão no Nordeste. O PT apoia candidatos nessas cinco unidades.
Os 24 candidatos a governadores que disputam esse segundo turno estão distribuídos em 10 partidos: 4 do PT, PSDB, PL e União Brasil; 2 no MDB e PSB e 1 no PSD, Solidariedade, PRTB e Republicanos. (Via: Blog do Noblat)