Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O ambiente do segundo turno em Pernambuco beneficia Raquel Lyra

Raquel Lyra (PSDB) ter vencido a eleição em Caruaru é normal. Como Anderson Ferreira (PL) ter vencido em Jaboatão dos Guararapes e Miguel Coelho (UB) ter vencido em Petrolina. O surpreendente fez morada no Recife.

E aqui é importante explicar o motivo: o maior trunfo de Marília Arraes (SD) era seu recall na capital. A candidata esteve no segundo turno da eleição municipal de 2020 e terminou a disputa com 43,7%. Isso foi há pouco tempo, dois anos. Já Raquel, antes da campanha, só vinha ao Recife bater à porta de Paulo Câmara (PSB), tentando conseguir verbas para a prefeitura de Caruaru. E quase nunca com algum sucesso.

Como explicar que, esta semana, apesar de toda a exposição, Marília só conseguiu alcançar 18,6% do eleitorado recifense? Ela ficou em terceiro lugar. Foi Raquel quem venceu a eleição na capital, com 24,3%. Se você dissesse, no sábado antes da eleição, que isso poderia acontecer, seria chamado de louco, no mínimo. A candidata que quase foi prefeita do Recife terminou com menos da metade dos votos que teve dois anos atrás e quem venceu foi a ex-prefeita de Caruaru.

O resultado de Raquel, num reduto que deveria pertencer à adversária, é algo que excede a simples surpresa, anunciando talvez o sintoma de algo que ainda está sendo diagnosticado por analistas políticos. O ambiente é diferente de tudo o que se imaginou para esse início de segundo turno. Mesmo quem acreditava que a etapa complementar da eleição seria entre as duas mulheres está percebendo uma diferença do que era imaginado, com vantagem muito forte para Raquel.

Indo para o resto do estado, vale lembrar todas as polêmicas partidárias em que Marília se envolveu, saindo do PSB, e depois do PT, sempre por alguma briga interna e com muito barulho na mídia. Nesses momentos a imagem que ficou dela sempre foi a de injustiçada, levando à solidariedade de um público. Ela é conhecida em todo o estado, pelos entreveros ou pelo sobrenome.

Diante disso, o segundo lugar de Raquel em todo o estado com uma margem tão pequena, tendo liderado a apuração por vários momentos, é um sinal claro de que a força da ex-prefeita de Caruaru é muito maior do que se imaginava. E seu fortalecimento deve acontecer já nesses primeiros dias.

Em menos de 48h ela conquistou uma lista de apoios nos palanques adversários. Um outro sintoma desse ambiente favorável, aliás, é que ela está recebendo declarações até de adversários históricos em Caruaru. O próprio Miguel Coelho (UB) se apressou em declarar apoio quando a apuração ainda nem tinha sido oficialmente encerrada.

Não existe catalisador mais eficiente no mundo da política do que a expectativa de poder. Nem o próprio poder é capaz de concorrer com a possibilidade concreta de alcançá-lo em alguma medida. É o fenômeno que estamos vendo agora.

E a vantagem neste momento não está com Marília.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia