Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Após tentativa de atentado terrorista, Alexandre de Moraes toma decisão drástica para a posse de Lula; Saiba qual

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do futuro diretor-geral da Polícia Federal Andrei Augusto Passos Rodrigues, e proibiu temporariamente as autorizações para porte de armas de fogo e transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores entre os dias 28, a partir das 18h, e 2 de janeiro, em todo o Distrito Federal, onde acontece a posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a decisão, a proibição não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e as empresas de segurança privada e de transporte de valores.

Moraes atendeu ao pedido após a tentativa de atentado terrorista perto do aeroporto de Brasília, ocorrido no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. O apoiador radical do presidente Jair Bolsonaro (PL), George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos é suspeito de ter colocado uma bomba no caminhão em caminhão de combustível. Ele já foi preso.

Recentemente, a equipe de segurança de Lula defendeu que o petista não trafegue em carro aberto o desfile na Esplanada dos Ministérios. Contudo, segundo O Globo, o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia de percorrer o trajeto em carro blindado no domingo (1º), dia da posse.

De acordo com a reportagem, Lula – que é quem toma a decisão final – estaria disposto a manter a tradição de desfilar em carro aberto, mas, para policiais da equipe de segurança, a bomba encontrada no aeroporto de Brasília no último sábado (24) influencia neste planejamento, que é dinâmico e se molda conforme o cenário.

Policiais preparam análises técnicas para apresentar as duas possibilidades a Lula: os riscos de fazer o trajeto com carro aberto e a possibilidade o percurso ser feito em carro blindado. Caso seja feito em veículo aberto, o trajeto na Esplanada inicia na Catedral de Brasília vai até o Congresso e do Congresso segue até o Palácio do Planalto.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia