Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

PF monta forte esquema de segurança para posse de Lula; Saiba detalhes

Após a tentativa de ataque terrorista em Brasília no último sábado (24), véspera de Natal, o esquema de segurança para a posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece no próximo domingo, 1º de janeiro, vai ser reforçado. 

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) confirmou que mais de mil policiais federais capacitados na área de segurança dignitários, inteligência, entre outros, vão atuar na segurança da posse de Lula. De acordo com a força de segurança, trata-se do maior contingente de todas as posses.

A proteção de cada autoridade passa por análise de risco, que indica o nível de proteção adequado e o aparato de segurança que será colocado à disposição”, afirmaram.

Além disso, a PF confirmou que acompanha as movimentações e eventos adversos desde o fim do 2º turno das Eleições 2022, coletando dados e agindo de maneira integrada com as demais forças de segurança.

Diversos relatórios estão sendo produzidos, servindo de assessoramento aos dirigentes, a fim de proporcionar a tomada de decisões para a manutenção da ordem pública”, finalizaram.

Porte de arma

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do futuro diretor-geral da Polícia Federal Andrei Augusto Passos Rodrigues, e proibiu temporariamente as autorizações para porte de armas de fogo e transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores entre os dias 28, a partir das 18h, e 2 de janeiro, em todo o Distrito Federal, onde acontece a posse de Lula.

De acordo com a decisão, a proibição não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e as empresas de segurança privada e de transporte de valores.

Recentemente, a equipe de segurança de Lula defendeu que o petista não trafegue em carro aberto o desfile na Esplanada dos Ministérios. Contudo, segundo O Globo, o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia de percorrer o trajeto em carro blindado no dia da posse.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia