Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 31 de dezembro de 2022

Papa emérito Bento XVI morre, aos 95 anos, em Roma

O último dia do ano de 2022 amanheceu com uma notícia de pesar. O Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos. O Vaticano anunciou o falecimento em seu perfil oficial de notícias do Vaticano no Twitter.

"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

Chamado de Joseph Ratzinger, a figura icônica de Roma já vinha com a saúde debilitada gradativamente nos últimos anos. Em outro comunicado, o Vaticano relatou que ele sofreu uma "piora" repentina e que sua condição apresentava "controle", com avaliação médica recorrente. A renúncia do Papa emérito Bento XVI aconteceu em 10 de fevereiro de 2013.

Por outro lado, ele permaneceu até o seu último dia em vida, vivendo dentro de um pequeno mosteiro no Vaticano. A carreira de quase oito anos no comando da Igreja Católica teve grandes marcos, a exemplo de textos teológicos de fôlego, linha conservadora nas temáticas morais, além de escândalos de posições políticas e vazamentos de documentos do Vaticano.

Renúncia

O mundo foi pego de surpresa quando, há pouco menos de 10 anos, Bento XVI anunciou seu desligamento do cargo, em latim. A ação aconteceu por meio de uma reunião rotineira com os cardeais presentes na cidade da Itália. Aos 85 anos, ele apontou que a razão para sair do cargo envolvia a falta de forças na mente tal qual no corpo.

“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado", relatou Papa Bento XVI.

O que chama atenção é que Bento XVI deixou o cargo concientemente e de forma voluntária, diferentemente dos outros papaos que renunciaram no passado. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia