Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Trégua? Em penúltimo dia, Bolsonaro atende a pedido 'indigesto' do governo Lula

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (30) trouxe uma série de novidades promovidas por Jair Bolsonaro (PL), em seu penúltimo dia de mandato como presidente da República. Houve a exoneração de Ciro Nogueira (PP) do cargo de ministro-chefe da Casa Civil e também o aceite a um pedido feito pelo governo do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vinha sendo negado pelo atual mandatário.

Lula vai receber mais de 30 chefes de Estado internacionais em sua cerimônia de posse, que acontece no próximo domingo (1°). Uma figura próxima ao presidente eleito, no entanto, estava impedida de comparecer: o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Isso por conta de um decreto de Bolsonaro, que fazia com que o Brasil não reconhecesse a presidência de Maduro.

Nesta sexta, o decreto foi revogado e membros da administração venezuelana poderão entrar no território nacional.

Lula já havia desistido de contar com Maduro em sua posse e chegou a enviar um recado para o ditador venezuelano. A situação foi inclusive explicada para Maduro que, em conversas reservadas, indicou que entendia a situação. Lula, porém, queria toda a América do Sul reunida em Brasília, num gesto simbólico da retomada do processo de integração regional.

A portaria de hoje foi assinada pelos ministros Antonio Ramirez Lorenzo (Justiça) e Carlos França (Relações Exteriores). No entanto, pode não haver tempo suficiente para garantir a vinda de Maduro.

Um dos obstáculos seria a questão de segurança e a impossibilidade de que uma delegação avançada desembarque em Brasília para preparar a chegada do presidente da Venezuela.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia