Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Posse de Lula: Militantes compartilham cartilhas de segurança para evento

Brasília vive momentos de tensão dias antes da posse do presidente da República diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece no próximo domingo (1º), principalmente após a tentativa de ataque terrorista no último sábado (24), véspera de Natal.

Por isso, militantes e apoiadores de Lula que pretendem comparecer à posse passaram a circular vídeos e comunicados com orientações de segurança. Segundo o Estadão, em uma das cartilhas que circula em grupos de Whatsapp e redes sociais, a orientação é para “em caso de deslocamento solitário”, evitar “qualquer objeto que identifique sua opção política”.

Além disso, há também pedidos para registrar ameaças em delegacias e comunicar ocorrências às Forças de Segurança Pública no local.

Em um vídeo feito por Fabricio Rosa, policial rodoviário federal que fez parte da transição no grupo de segurança, ele diz que organizadores da posse trabalham com três hipóteses de risco, que são: uma manifestação política contrária à posse, um grupo extremista armado ou um lobo solitário.

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) confirmou que mais de mil policiais federais capacitados na área de segurança dignitários, inteligência, entre outros, vão atuar na segurança da posse de Lula. De acordo com a força de segurança, trata-se do maior contingente de todas as posses.

Porte de arma

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do futuro diretor-geral da Polícia Federal Andrei Augusto Passos Rodrigues, e proibiu temporariamente as autorizações para porte de armas de fogo e transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores entre os dias 28, a partir das 18h, e 2 de janeiro, em todo o Distrito Federal, onde acontece a posse de Lula.

De acordo com a decisão, a proibição não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e as empresas de segurança privada e de transporte de valores.

Recentemente, a equipe de segurança de Lula defendeu que o petista não trafegue em carro aberto o desfile na Esplanada dos Ministérios. Contudo, segundo O Globo, o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia de percorrer o trajeto em carro blindado no dia da posse. (Via: Agência Brasil)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia