Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 3 de dezembro de 2022

Copa do Mundo: Ataque da seleção brasileira é o pior desde a primeira fase do mundial de 1978

O Brasil, apesar da derrota para Camarões, já estava classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, apresentando uma poderosa solidez defensiva, algo comum em trabalhos do técnico Tite. Entretanto, algo tem incomodado os torcedores e especialistas brasileiros, o ataque da seleção, que até agora, não correspondeu às altas expectativas criadas no período pré-Copa.

Entre todas as equipes classificadas para a fase de mata-mata do torneio, o Brasil foi o terceiro país que menos marcou gols, ao lado da Austrália, com apenas três gols marcados, à frente dos Estados Unidos e Polônia. 

Em todas as outras edições de Copa do Mundo, o desempenho atual da "canarinha" é o pior desde o mundial de 1978, quando o Brasil marcou apenas dois gols na primeira fase. O baixo número de tentos marcados chama atenção, já que a seleção brasileira conta com 9 atacantes no plantel.

O ataque da "amarelinha" tem apresentado um baixo nível de efetividade na Copa do Mundo. De acordo com estatísticas da própria Fifa, o Brasil finalizou 52 vezes na primeira fase do mundial, mas apenas 21 delas foram ao gol  do adversário. Em média, a seleção cria 17 chances, com apenas sete delas dando trabalho ao goleiro da outra seleção. 

Até times que foram eliminados marcaram mais gols do que o Brasil: a Alemanha fez seis, Gana e Sérvia fizeram cinco, e Equador, Irã e Camarões fizeram quatro. 

"A nossa efetividade não aconteceu e o jogo ficou perigoso", explicou Tite logo após a derrota por 1 a 0 contra Camarões. "Tivemos criatividade, mas não efetividade na última parte do gramado. Apesar da iniciativa, da vontade, do afã de fazer, o certo não aconteceu. O futebol é assim, a Copa é assim: você não cria pontuação alta, não é basquete. O futebol te dá a chance de ser efetivo e sair vencedor. Precisamos da efetividade em transformar as chances em gol", completou.

A seleção brasileira agora vai enfrentar a Coreia do Sul na próxima segunda-feira (5), às 16h. Os coreanos são velhos conhecidos do Brasil, já que em junho deste ano, a "amarelinha" goleou o mesmo adversário pelo placar de 5 a 1.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia