Uma cena inusitada chamou atenção durante a diplomação dos parlamentares eleitos pelo estado de Santa Catarina, no sul do Brasil: um dos deputados federais eleitos que estava no evento foi utilizando tornozeleira eletrônica. O deputado vai para seu primeiro mandato e recebeu mais de 70 mil votos catarinenses nas urnas eletrônicas.
Zé do Trovão foi eleito pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, de quem é apoiador ferrenho e com cuja imagem fez sua visibilidade. Ele defendeu atos golpistas e inconstitucionais, além de proferir ofensas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O parlamentar eleito teve teve a prisão decretada em 3 de setembro do ano passado por Moraes, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), no âmbito do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos no país.
Após o mandado de prisão, o militante bolsonarista fugiu para o México, mas se entregou em 26 de outubro, pouco mais de um mês depois de Moraes conceder o direito a prisão domiciliar. Em fevereiro deste ano, o ministro revogou a prisão domiciliar, mas impôs o uso de tornozeleira eletrônica.
Blog: O Povo com a Notícia