De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, um novo golpe envolvendo o PIX circula pela internet. Dessa vez, os criminosos começaram a aplicar a ação quando as vítimas realizam compras on-line e escolhem pela forma de pagamento na modalidade “copia e cola”.
A empresa, porém, alerta que o ataque não ocorre em celulares. O esquema fraudulento acontece só em computadores, porque os golpistas conseguem instalar um vírus (malware) no dispositivo ou notebook da vítima.
A infecção ocorre através de anúncios maliciosos no Google, onde os criminosos compram espaço no buscador e usam termos com erros de ortografia para “WhatsApp Web” ou “Correios”, enganando a vítima.
Quando a pessoa clica nesse anúncio, o computador é infectado com o GoPIX, nome do vírus, que passa a espionar o usuário e detecta quando ele realiza uma compra on-line e escolhe a opção de pagamento por “PIX copia e cola”. Com isso, o malware intercepta o código e o altera para que a chave PIX do criminoso seja inserida no lugar da chave da loja.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Como se proteger
1 - Não faça PIX sem checar a pessoa que vai receber o dinheiro;
2 - Verifique antes os links no Google e se o nome que aparece ali está correto;
3 - Use antivírus, no celular e no computador;
4 - Se algum PIX for desviado, faça uma varredura no seu computador e celular;
5 - Mantenha seu antivírus e aplicativos de bancos atualizados.