Depois de adiar por, pelo menos, quatro vezes o lançamento de um plano de segurança para Pernambuco, no último sábado (28) completou-se um mês da última data prometida pela gestão Raquel Lyra/Priscila Krause para o tão esperado programa de combate à violência do Estado.
"O ano já está chegando ao fim e os pernambucanos estão sem o Pacto pela Vida, que foi descontinuado por Raquel, e sem nenhum outro plano de segurança", reclama o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB).
"A paciência da população já acabou faz tempo. Quando Eduardo Campos assumiu o governo em 2007, como oposição ao governo que lá estava, apresentou o Pacto pela Vida em quatro meses. Apresentou um programa de combate à violência amplamente discutido com a população, especialistas, universidades e com uma meta clara de redução da violência”, relembrou o parlamentar.
Rodrigo Farias vai além. "Com 10 meses de governo sem plano de segurança, sem previsão de ser anunciado e com a violência crescendo, a já deteriorada credibilidade da governadora vai sendo minada ainda mais. É inacreditável o que está acontecendo em Pernambuco. Raquel e Priscila não descem do palanque, continuam com discursos vazios e sem agir, porque 2023 já está acabando e a segurança pública do Estado foi completamente abandonada”, declarou o deputado.
O plano de Raquel e Priscila, chamado Juntos pela Segurança, havia sido prometido para maio, depois para junho, depois julho, depois 28 de setembro e, até agora, o projeto foi mostrado à sociedade. Nesse intervalo, a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, que havia sido anunciada com alarde pela gestão, pediu para sair.
Conforme já informou o JC, o Estado de Pernambuco tem registrado uma explosão no número de mortes violentas. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas em setembro de 2023. Isso significa que houve um aumento de 43,68% em relação ao ano anterior. (Via: Blog do Jamildo)
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram clique aqui.