Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 30 de dezembro de 2018

SDS e Controladoria anunciam acordo de cooperação para fortalecer combate à corrupção


No último dia 18 de dezembro, cerca de 80 policiais civis do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) participaram de um seminário realizado por meio de parceria da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) com a Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Neste reta final de ano, a Secretaria de Defesa Social e a Secretaria da Controladoria Geral anunciaram um convênio de cooperação técnica visando “estabelecer um regime de mútua cooperação para o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias, com a finalidade de fortalecer as ações de prevenção e repressão no combate à corrupção”.

O documento estabelecendo a parceria foi assinado pelo secretário da Controladoria Geral, Ruy Bezerra de Oliveira, e pelo secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Segundo a SDS, o convênio tem amparo legal na Lei 16.309, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contrários à administração pública.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, o convênio solidifica a integração das entidades públicas que atuam no combate à corrupção.

“Temos investido em parcerias que nos ajudem ainda mais nas investigações e no combate ao desvio de dinheiro público, além de fortalecer o combate à corrupção no Estado. Um exemplo disso foi a criação, este ano, do Draco na Polícia Civil”, disse Pádua, em nota oficial.

“O convênio reforça a integração das entidades públicas que atuam no combate à corrupção”.

“O Governo Paulo Câmara adotou medidas para fortalecer as políticas de combate às práticas ilícitas contra a administração pública. A SCGE e a SDS, em parceria com outros órgãos, estão trabalhando nessas ações, e esse Acordo de Cooperação vai permitir uma atuação de forma integrada, trazendo resultados ainda melhores”, ressaltou o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.

Polêmica com a criação da DRACO

O departamento foi anunciado ainda durante as eleições e depois de acabou o pleito acabou gerando polêmica nas redes sociais, com o governo sendo acusado de afastar a delegada Patrícia Domingos para supostamente proteger prefeitos aliados, sob investigação. O governo e a SDS negaram e classificaram o como um erro de comunicação. Paulo Câmara chamou o alarido de fake news, na página do facebook.

Criado pela Lei Estadual nº 16.455/2018 para robustecer o trabalho de combate à corrupção em Pernambuco, o Draco aglutina, em um só departamento, as Delegacias de Crimes contra a Ordem Tributária (Deccot), de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI) e de Polícia Interestadual e Capturas (Polinter), além do Grupo de Operações Especiais (GOE) e das antigas Delegacias de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) e de Crimes contra a Propriedade Imaterial (Deprim). Essas duas últimas deram lugar à 1ª e à 2ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime Organizado (DPRCO), que concentram suas atividades visando, respectivamente, na Região Metropolitana do Recife e no interior.

Blog: O Povo com a Notícia