Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Governo de Pernambuco convoca 258 profissionais para a Saúde


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), finaliza o ano de 2018 publicando no Diário Oficial desta sexta-feira (28) mais uma convocação de aprovados em concurso público. Dessa vez, estão sendo chamados 258 profissionais, sendo 27 assistentes em saúde (cargos de nível técnico) e 231 analistas em saúde (cargos de nível superior). Com mais essa convocatória, sobe para 6.673 o número de concursados nomeados desde 2015. Com isso, a gestão Paulo Câmara entra para a história da saúde pública pernambucana com a maior contratação de profissionais concursados para a área.

“O Governo Paulo Câmara, mesmo em um momento de crise que prejudica todo o país, mostrou seu compromisso com a saúde pública ao convocar, ao longo desses últimos quatro anos, mais de 6,6 mil profissionais para as unidades de saúde geridas pelo Estado. Essa determinação mostra o empenho do Governo em continuar qualificando e ampliando os serviços de saúde. Finalizamos este ano com mais esse chamamento e, a partir de janeiro de 2019, já teremos o resultado de um novo concurso público com 1 mil vagas”, comemora o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Das 27 vagas de assistentes em saúde dessa última convocatória, 13 são para técnicos de enfermagem, 11 técnicos de radiologia e 3 técnicos de imobilização ortopédica. Já dos 231 analistas em saúde convocados, 165 são enfermeiros, 12 assistentes sociais, 12 biomédicos, 2 cirurgiões dentistas, 3 cirurgiões bucomaxilofacial, 9 farmacêuticos plantonistas, 9 fisioterapeutas, 6 fonoaudiólogos, 5 nutricionistas, 7 psicólogos e 1 terapeuta ocupacional. Os profissionais serão lotados em unidades de saúde espalhadas por cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres): a II, com sede em Limoeiro; IV, com sede em Caruaru; V, em Garanhuns, VII, em Salgueiro; e XII, em Goiana.

NOMEAÇÕES

O concurso público realizado em 2014 contou com 1.905 vagas ofertadas. Contudo, foram convocados 5.830, ou seja, 206% acima do esperado. Do total de convocados, 1.183 foram enfermeiros e 3.290 técnicos de enfermagem, além de 1.024 de outros cargos de nível superior e 333 de outras categorias de nível técnico. Já do concurso de médicos, foram 843 nomeados nos últimos quatro anos.

Além disso, 22 seleções públicas simplificadas foram realizadas, com 909 pessoas contratadas para áreas como vigilância em saúde, engenharia, biomedicina, enfermagem, além de médicos (139). Esses chamamentos foram necessários para suprir vagas que estavam com o banco do concurso zerado.

NOVO CONCURSO

Até meados de janeiro de 2019, a Secretaria Estadual de Saúde divulga o resultado do novo concurso público da pasta, mantendo o compromisso de continuar qualificando a assistência à saúde dos pernambucanos. Ao todo, estão sendo ofertadas 1 mil vagas, com cargos de nível médio e superior.

Esse novo concurso vai reforçar os plantões em áreas como cardiologia, oncologia, vascular, intensivista, neonatologia, neurocirurgia, neuropediatria, pediatria, psiquiatria, traumatologia, enfermagem, fisioterapia, entre outros. As lotações serão feitas em unidades de saúde espalhadas por todo o Estado.

Blog: O Povo com a Notícia