Em busca de aumentar a celeridade do trabalho das forças policiais, o Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (8) o Boletim Integrado de Defesa Social (Bids).
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara numa reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão, em Santo Amaro, área central do Recife. O novo sistema surgiu por meio da da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Defesa Social.
O projeto deve integrar o
trabalho de rotina dessas forças, sobretudo a ligação entre as Polícias Militar
e Civil. Embora o anúncio seja recente, a iniciativa estava em fase de
desenvolvimento há dois anos, tendo como projeto-piloto a Área Integrada de
Segurança - 6, na Estrada das Batalhas, em Prazeres, em Jaboatão dos
Guararapes. Durante essa fase de testes, houve um ganho de 40 a 50 minutos no
retorno das viaturas da PMPE para as ruas.
Essa aceleração dos processos vai ajudar a diminuir crimes
que o Estado já tem conseguido desde o início da pandemia, como aponta o
governador Paulo Câmara. "Vai avançar nas investigações, na elucidação dos
casos e nas respostas mais rápidas. Isso é fruto de tudo que a gente acredita.
Estamos em um momento de retomada e ao mesmo tempo deixar que a violência volte
a crescer. Eu vejo os números de CVLI e estamos em ano satisfatório",
explicou o Governador.
"Ter uma política de
segurança pública cada vez mais antenada e atenta às tecnologias possíveis é
fundamental e necessário para dar mais agilidade aos boletins de ocorrência,
disponibilizando outras informações que são utilizadas no processo. Agora será
tudo eletrônico. Vamos ganhar tempo, tanto na questão da ocorrência em si, mas
também ajudar nas investigações, na autoria e no desenrolar dos fatos, para que
a elucidação de qualquer caso seja feita dentro de prazos razoáveis no âmbito
da segurança pública de Pernambuco", complementou
"Isso vai dar uma velocidade, uma condição melhor de
trabalho. E vamos aproveitar as formações que estão ocorrendo dos policiais que
vão ingressar, alguns já no final deste ano e no início do próximo, já vão
conhecer o método pronto. Isso vai favorecer a curva de aprendizado para o
futuro. Eu quero dizer que essa é uma demanda antiga, necessária e
fundamental", complementou o governador.
Como funciona
Na prática, o que era quase todo feito no papel vai ser
digitalizado, acelerando de 40 a 50 minutos nas ocorrências. O BIDs vai trazer
georreferenciamento para preenchimento de informações básicas de endereço; a
inserção de imagens de objetos apreendidos, como armas e entorpecentes; e a
possibilidade de ditar informações, transformadas automaticamente em texto.
Tudo isso num sistema codificado e usado apenas pela equipe de segurança do
Estado. Os policiais também poderão utilizar o sistema on e offline.
"O sucesso do projeto piloto é que permitiu esse
lançamento em escala geral para todo o Estado. As fases de implementação seguem
nos próximos meses, até que tenhamos todas as equipes da polícia militar
lavrando o Boletim de Ocorrência de forma integrada e digital, para que a gente
acabe com o papel e otimize o trabalho da polícia", disse o secretário de
Defesa Social, Humberto Freire, ressaltando que o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º
batalhões de área, além de cinco unidades do Diresp (BPChoque, BPRp, RPMon,
CIPMoto e CIATur) já estão sendo instruídos. 90% das unidades do Estado
devem ser atendidas até o final do ano.
O investimento de implementação foi de R$ 1,7 milhões, além
dos custos de manutenção que devem chegar a R$ 958 mil anuais. “Agora, o
policial terá mais um instrumento de trabalho, o celular, que é tão importante
quanto qualquer outro armamento para fazer o trabalho ostensivo. Isso vai ser
feito em aparelhos funcionais, com acesso à internet, já disponibilizados em
suas respectivas unidades operacionais”, afirmou o gerente de Tecnologia da
Informação da SDS, coronel Policarpo de Freitas.
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