O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou e visitou as cidades atingidas pelas fortes chuvas no sul e extremo sul da Bahia neste domingo (12). Bolsonaro pousou no Estádio Municipal Juarez Barbosa, em Itamaraju, onde recebeu apoiadores e seguiu em carro aberto até uma unidade do Senar, no centro da cidade, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa.
Em sua declaração, o presidente criticou os governadores ao comparar o cenário das enchentes, com centenas de desabrigados, ao fechamento do comércio durante a pandemia no ano passado.
Até o momento, 24 municípios tiveram situação de emergência reconhecido pelo governo federal com cerca de R$ 6 milhões liberados para ações emergenciais através do fundo de garantia e mais nove munícipios deram entrada. Se aprovados os recursos são liberados em cinco dias.
Entre as ações anunciadas, o presidente disse que todos os órgãos federais estão envolvidos no trabalho de atendimento às vítimas, com ações na recuperação de estradas, destruição de alimentos para o retorno à normalidade na região.
O prefeito de Itamaraju estima que o desastre causado pela enchente tenha causa um prejuízo de R$ 50 milhões ao município. Segundo ele, pelo menos 150 casas precisam ser recuperadas, além de estadas.
Confira as principais ações anunciadas pelo governo federal em suas respetivas pastas:
*Repórter faz, direto de Itamaraju, a cobertura das chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia
Blog: O Povo com a Notícia