Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Enchente afeta 36 cidades no Tocantins; gado fica preso e moradores precisam arrastar os animais

Moradores de 36 cidades do Tocantins foram afetados pelas chuvas, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Na zonarural de Esperantina, ao norte do estado, o gado foi cercado pela água chegando a ser arrastado nas laterais de barcos por moradores.

Na região do Bico do Papagaio, os rios e córregos transbordaram após fortes chuvas registradas desde a semana passada.

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou ontem situação de emergência em razão de enchentes,inundações e alagamentos. A medida determina a mobilização de todas as secretarias para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação. 

As imagens do gado arrastado, divulgadas pelo G1, são de assentamentos próximos ao rio Tocantins. De acordo com as informações, a situação é crítica nas comunidades de Lago Preto, Embaúba e Boa Esperança. Todas as famílias tiveram que deixar as casas, com água já na janela e se refugiar com parentes na cidade. 

O último balanço da Defesa Civil registra um total de 296 desabrigados, pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público. Há também 236 pessoas desalojadas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares.No caso do município de Esperantina,a Defesa Civil ainda não tem informações sobre a população afetada pela enchente. 

O gado está sendo retirado pelos fazendeiros e levado para áreas um pouco mais elevadas. As estradas rurais estão com trechos de até 8 km debaixo d'água e os bois não conseguiriam nadar essa distância toda.De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil, a situação está sob controle e a tendência para os próximos dias é que os níveis das águas baixem.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia